31/03/14

COMO LIDAR COM O QUE OS OUTROS DIZEM DE VOCÊ?

LUIS ALVES COACH E MENTOR

Este tema pode parecer algo cliché mas a quantidade de pessoas que deixam que as opiniões alheias prejudiquem a sua caminhada é algo assustadora. Certamente o seu melhor amigo já lhe disse várias vezes para não dar relevância ao que os outros dizem de si, mas a verdade é que parece que é mais forte que você, e de uma maneira ou de outra acaba sendo afectado(a) pela opinião das outras pessoas. Como este é um tópico recorrente nas minhas sessões vou tentar abordar o assunto de uma outra maneira. Poderia começar por dizer que não são os "outros" que pagam as suas contas, que assumem as suas responsabilidades, mas está comprovado que não são essas as palavras "mágicas" que retiram o poder das palavras que os outros proferem sobre você.

De forma mais rápida e objectiva, deverá questionar-se: eu sei bem o que quero para a minha vida? Eu tenho algum foco, meta e objectivo que sigo religiosamente? Poderá estar a questionar-se o que é que isso tem a ver com o que os outros dizem. Mas pense bem, alguém que está totalmente focado nos seus objectivos e metas terá tempo para estar atento ao que dizem sobre ele? A resposta é não! Quando você está concentrado na sua própria vida, nas suas conquistas, desafios e metas não tem sequer um minuto útil para dedicar ao que dizem sobre si. A sua determinação é tão forte que o torna inabalável. Poderá achar que na teoria isto tudo funciona mas que você é apenas um ser humano e não tem como evitar ouvir esses comentários ou essas opiniões. Não deixa de ser verdade... A verdadeira questão é que a sua concentração depende de muita disciplina e de um compromisso que faz consigo mesmo.

O que trabalho com os meus clientes é precisamente esse compromisso. Quando você começa a conhecer todos os recursos que tem à sua disposição e define de forma clara e inequívoca onde quer chegar, não existe nada nem ninguém que o tire do seu caminho. Quando você trilha no seu caminho, a realidade que você observa é criada por si mesmo e nela não existe espaço para elementos externos, excepto os que você quer ou precisa. Sendo assim, a opinião dos outros deixa de ter qualquer relevância na sua vida, porque você assume a responsabilidade por todos os seus resultados. Tudo o que se manifesta à sua volta é fruto das sementes que lança na terra e perceba que os "outros" apenas falam de si se você os ouvir, se você bloquear essas opiniões elas acabam por deixar de existir. Perceba que a maneira como você vê o mundo depende das "lentes" que usa. Poderá então escolher usar uns óculos que eliminem esse tipo de situações. Tudo depende do seu compromisso.

Lembre-se que: "AS PALAVRAS DOS OUTROS APENAS TÊM O PODER QUE VOCÊ LHES CONCEDE"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário