14/04/15

COMO SABER SE JÁ ATINGI O SUCESSO?

LUIS ALVES FRASES

Esta é uma pergunta comum. Qual é o indicador que determina se somos ou não pessoas bem sucedidas? Acredito que existe um turbilhão de ideias na sociedade e tenho a certeza de que se as pessoas forem questionadas sobre este assunto, as respostas serão tudo menos homogéneas. Provavelmente quando se fala na palavra sucesso, muito farão a associação ao dinheiro e aos bens materiais, mas a verdade, é que "sucesso" é algo que depende da visão de cada um e a sua conquista, por vezes, está interligada com pensamentos e bases que não correspondem necessariamente a algo positivo.

Existe a ideia pré-concebida de que alguém de sucesso passa a ocupar um patamar que o separa dos restantes grupos sociais. Se analisarmos alguém que trabalha diariamente pela conquistas dos seus sonhos, metas e objectivos, facilmente percebemos que essa pessoa enquanto está focada neles, adquire comportamentos distintos e que de facto a separam da generalidade das pessoas.

Mas então o que poderá comprovar o alcance do sucesso? Tal como já partilhei anteriormente para mim o sucesso não é necessariamente um destino. Para mim o sucesso é caracterizado de forma mais real, se associado ao caminho que fazemos rumo à vitória. Se alguém tem um determinado objectivo e todos os dias tem uma acção, por menor que ela possa ser, que o aproxima do seu destino, a essa busca podemos chamar de sucesso.

Observando por esse prisma, cada "migalha" que vamos conquistando na nossa jornada é um indicador da conquista do sucesso. Não podemos esperar o "cruzar a linha da meta" para assumir que somos bem-sucedidos. Devemos converter os nossos pensamentos e ampliar os nossos horizonte e perceber que cada passo que damos em frente, rumo ao que mais desejamos é uma vitória. Essa pequena vitória por sua vez, é um indicador de que o sucesso já faz parte da nossa jornada.

Por tudo isto, a certeza do sucesso é algo que deverá ser pessoal e intransmissível. Devemos guardar as nossas conquistas para nós, pois só assim é possível efectivamente chegar "a bom porto". Se assumirmos uma postura de vitória a cada passo, não será difícil prever que rapidamente começamos a desviar a nossa rota e esquecemos o caminho que nos levará ao nosso destino. O "sucesso público" ou aquele que pode ser facilmente reconhecido pelas outras pessoas deverá surgir apenas depois de conquistarmos a "luz no fundo do túnel", mas nem por isso devemos deixar de usufruir da satisfação das várias conquistas que alcançamos ao longo do caminho.

Sendo assim existem dois indicadores do sucesso: o pessoal e o público. O pessoal é aquele a que só a nós diz respeito, aquele que sabemos reconhecer se adoptarmos uma postura equilibrada e longe das influências externas. O público é aquele que surge quando as nossas conquistas "saem do casulo" e são visíveis para o "mundo externo". O mais importante é perceber que o indicador do sucesso mais importante na nossa vida não é o público e sim o pessoal, só ele é fonte de motivação constante e é ele que nos permite viver em pleno.

Lembre-se que "AS PEQUENAS CONQUISTAS SÃO AS MAIS RELEVANTES NO CAMINHO DO SUCESSO"

Quer conhecer o passo a passo para o sucesso? Aproveite já a campanha de promoção com 40% OFF no meu novo curso "A Matriz do Sucesso". Válido durante o mês de Abril.

Forte Abraço,
LUIS ALVES


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário