16/01/15

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

LIBERDADE

Acredito que nunca se ouviu falar tanto em Liberdade de Expressão como nas últimas semanas. Pelos motivos óbvios, este tema voltou a ser discutido um pouco por todo o mundo e as redes sociais foram inundadas por todo o tipo de opiniões. Não vou aqui discutir quem tem razão ou não. Acredito que cada um de nós tem a sua própria razão, baseada nas nossas vivências e por isso, cada uma delas tem a sua validade, seja ela do agrado de todos ou não.

Confesso que algo que me surpreendeu foi ver uma crescente corrente de críticos defender afincadamente essa mesma liberdade e, ao mesmo tempo, trespassar a barreira do aceitável partindo para o insulto, para a agressão e ameaça virtual. Acredito que o mundo online possibilita que muita coisa seja escrita, que jamais seria dita em situações reais. O anonimato virtual facilita que frases com forte carga emocional negativa, sejam proferidas, sem qualquer limite. Acredito no entanto que isto acontece apenas no espaço virtual, pois se o mesmo acontecesse "ao vivo", teríamos uma sociedade em constante "batalha campal".

O bom da liberdade, é podermos ter a nossa própria opinião, e expressar as bases fundamentais das nossas convicções. Mas até que ponto a liberdade de expressão tem ultrapassado os limites do razoável? Será que o facto de ser "livre", me dá o direito de "atacar" pessoas ou grupos com palavras depreciativas? Será que o facto de poder expressar os meus pensamentos, me dá o direito de fazer "terrorismo virtual"? Será que existe o direito de "violentar" a carreira e a vida dos outros? Não me parece. Sei que posso discordar de muito do que vejo ou ouço, e aí meus caros leitores, tenho duas hipóteses: ou apresento a minha opinião devidamente fundamentada e com inteligência, coerência e educação, ou simplesmente ignoro e deixo de ver ou ouvir, quem não se enquadra na minha linha de raciocínio.

Acredito que estamos a viver novos tempos, tempos onde a união social do passado é cada vez mais uma miragem. Apenas as tragédias conseguem voltar a unir parcialmente as massas e isso é lamentável. Como seres humanos deveríamos apelar ao bem-estar social. Deveríamos fomentar a igualdade e não a exclusão. Sempre fui e sempre serei a favor da paz, e cada vez mais, trabalho nesse sentido. É urgente quebrar os paradigmas que marginalizam pessoas, apenas porque exercem o seu direito à liberdade de expressão. Cada um é livre de pensar e dizer o que entender mas, tenha consciência de que a nossa opinião, só deve ser proferida publicamente, se possuirmos uma argumentação válida dentro dos padrões de educação e bom-senso. De nada adianta tentar "impingir" a minha visão a outra pessoa, a não ser que, eu tenha conhecimento para transmitir a mensagem. Por isso mesmo os líderes de todos o mundo possuem equipes de conselheiros, pesquisadores e escritores, que formatam a ideia original para poder ser transmitida ao público de forma clara.

Quero que entenda que tal como você, eu também tenho a minha opinião em relação a tudo o que vejo e testemunho, o que eu jamais posso fazer é usar a minha liberdade para retirar a liberdade de outros. Não concordar é uma coisa, penalizar e humilhar é outra. Acredito que ao longo da história temos demasiados casos de boatos que se tornaram verdades absolutas sem possibilidades de defesa e com isso muitas vidas humanas foram ceifadas. Não estará na altura de tratarmos o ser humano com respeito e dignidade? Hoje é você que critica, amanhã será você a ser criticado. Existe sempre o reverso da medalha, a lei da causa-efeito. Sempre que você ataca alguém, fique certo de que o mesmo ataque um dia baterá à sua porta.

Lembre-se que: "TUDO O QUE FAZEMOS, POSITIVO OU NEGATIVO, É DEVOLVIDO PELA VIDA EM DOBRO."

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

4 comentários:

  1. Muito pertinente este artigo. Realmente eu fico surpreso como é que existem tantas pessoas que se escondem atrás dum perfil nas redes sociais apenas para criticar e lavar roupa suja. Tenho a certeza de que a maioria não tinha coragem de abrir a boca se estivesse à frente das pessoas que criticam online. É o país que temos...

    Revejo-me na sua opinião por completo, é preciso ter bom senso e alguma inteligência antes de usarmos a nossa liberdade de expressão.

    Conheci o seu blog hoje e pelo que li até agora gostei bastante. Parabéns.

    Um Abraço do Estoril (Portugal)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Américo, em primeiro lugar seja bem-vindo ao blog.

      Muito obrigado pela sua opinião.

      Tento acima de tudo fomentar uma discussão saudável entre os leitores enquanto tento falar sobre tópicos relevantes e que apelem à reflexão.

      Vivemos num mundo com muita revolta e negativismo e acredito que está na altura de dar a volta a este cenário.

      Mais uma vez obrigado pelo seu comentário.

      Forte Abraço,
      LUIS ALVES

      Eliminar
  2. O artigo está muito bom, mas eu tenho outra opinião. Não haverá paz enquanto o mundo do médio oriente se misturar com o resto. São mundos diferentes em tudo. Nem preciso enumerar as diferenças que vão desde as roupas, comida, religiões e pensamentos.
    Por tudo isto, não devia haver misturas.
    Quanto á liberdade de expressão, tudo tem limites na vida. Mexer com essa gente fanática, louca e logo na sua religião, é um convite à guerra, isto no meu entender.
    Lamento que no meio desses loucos, existam inocentes e pessoas capazes de respeitar o mundo do lado de cá. Mas nada se pode fazer para os ajudar ou proteger.
    Deixá-los no seu canto a viverem o seu fanatismo.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, em primeiro lugar seja bem-vinda ao blog.

      A sua opinião assim como qualquer opinião é válida. É através da discussão de temas relevantes que poderemos evoluir socialmente.

      No meu caso, acredito que todos nós temos o direito à liberdade nas suas mais variadas expressões. Não sou apologista de exclusão social até porque o mundo está cada vez mais global. Acredito no entanto que a ética permite-nos traçar um limite do que é razoável e o que é considerado ofensivo.

      Em relação ao seu comentário, vejo que se refere ao fatídico caso do Charlie Hebdo. Sobre este caso específico acredito que existem sempre consequências quando são "atacados" os pilares fundamentais da fé das pessoas. É um caso extremamente grave e que merece a nossa inteira reflexão.

      Não concordo consigo quando diz que não "não devia haver misturas" pois aí estaremos a rotular e conotar todas as pessoas com uma determinada crença religiosa como fanáticos e/ou terroristas. É claro que eles existem mas não podemos cair no erro de juntar todos nesse grupo.

      Acredito que o que está a faltar na sociedade é coerência e consciência social. Vemos diariamente grupos de pessoas ou individuais a fazer "terrorismo virtual" que colocam em risco o bem-estar dos outros, apenas porque possuem opiniões contrárias às das pessoas a que se dirigem. Discutir ou argumentar é uma coisa, ameaçar, insultar ou fazer "bullying" social é outra.

      A evolução do homem deve passar acima de tudo por uma solidificação da individualidade sem recurso a partidos, religiões, clubes ou interesses de poder. Só assim será possível separar "o trigo do joio". Enquanto o ser humano continuar a ser governado por ideais de terceiros, corremos sempre o risco de atentados à vida.

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Forte Abraço,
      LUIS ALVES


      Eliminar