13/11/14

A IMPORTÂNCIA DE TER UM MENTOR

A IMPORTÂNCIA DE TER UM MENTOR

Já não é novidade para quem me segue desde o início desta minha caminhada, que o que me dá mais prazer é de facto ser mais do que um mero profissional da área de desenvolvimento humano. O que me preenche como pessoa é sentir que posso ser mais do que um técnico, eu posso ser um companheiro e um amigo. Por isso mesmo, não gosto de ser chamado de "Coach" e sim de "Mentor". Sem dúvida que essa é a palavra que melhor define todo o meu trabalho. Apesar de possuir formação em coaching, programação neuro-linguística, hipnoterapia e lei da atracção, sinto que o mentoring (e o holomentoring) são as técnicas que mais impacto têm na minha vida, e especialmente na vida dos meus clientes. 

Existem várias abordagens possíveis na minha actuação como mentor. Posso simplesmente fazer um pacote de sessões determinado e encerrar o meu trabalho. Mas esse tipo de prática, não só deixa uma sensação de vazio como sinto que continuar a acompanhar o meu cliente na sua caminhada é não apenas recomendado como o ideal. Por norma quem fez um pacote de 10 ou 20 sessões comigo, transformou por completo a sua maneira de pensar, de sentir e de agir. Acredito que ninguém fica indiferente à partilha que existe em especial nas agendas temáticas. Nelas, o cliente recebe uma espécie de "curso de vida", individual, totalmente personalizado e que permite que todas as barreiras sejam eliminadas. A partir desse momento o cliente e eu sentimos necessidade de dar continuidade à caminhada iniciada.

O coaching convencional tem um número determinado de sessões e à partida não é recomendado que se prossiga por tempo indeterminado. Já o mentoring é algo à parte, é uma parceria que pode durar anos e anos. Tudo depende da disponibilidade do profissional e do cliente. Como se costuma dizer, quando se entra no caminho certo, não existe mais possibilidade de voltar atrás, por isso mesmo tenho clientes que em breve vão fazer 1 ano que estão comigo. Após as 10 ou 20 sessões iniciais, inicio um novo caminho, o caminho de acompanhamento, de aconselhamento e orientação. As sessões de manutenção acontecem com menor frequência podendo ser de 15 em 15 dias ou então 1 vez por mês, conforme a necessidade do cliente.

E no meio disto tudo qual a importância de ter um mentor? A resposta é simples, da mesma forma que buscamos conselhos dos amigos e familiares, o mentor é o profissional que não só ajuda na busca dessas respostas como motiva e dá suporte em cada momento da vida do cliente. A diferença entre um mentor e um amigo é que o mentor tem formação profissional que lhe dá as competências necessárias para auxiliar o seu cliente. Parafraseando algo que se diz de forma recorrente "...se os conselhos fossem bons pagavam-se...". No fundo é o que sentimos sempre que recorremos a alguém do nosso circulo com quem temos algum tipo de relação emocional. É impossível que os amigos e familiares o possam aconselhar de forma assertiva, uma vez que existe um envolvimento profundo que limita o aconselhamento. Um mentor por outro lado, é alguém que está de fora, um profissional devidamente treinado para o efeito e aberto o suficiente para analisar cada situação de forma minuciosa antes de orientar o seu cliente. Muitas vezes as respostas para as perguntas do cliente não estão no "mundo exterior" e sim dentro da mente do próprio cliente bloqueadas. O Mentor auxilia no desbloqueio dos conflitos internos e externos e ajuda a clarificar a visão turva que nos impede de ver as soluções que procuramos. 

Por tudo isto, vemos que pessoas de todo o mundo que buscam uma vida de sucesso e com realização pessoal e profissional, têm um mentor. O mentor é o profissional mais procurado por quem procura o sucesso. Existem inclusive pessoas que já trabalham com um mentor à mais de 10 anos. O resultado? Vida próspera, sucesso, abundância financeira, bem-estar, motivação constante, equilíbrio e felicidade. O mentor acaba por assumir a posição de confidente, amigo e parceiro. É estabelecida uma união que transcende o banal, ela torna-se um elo importante nas mais variadas vertentes. O mentor é também uma excelente fonte de contactos sociais já que conta com uma ampla rede de conhecimentos. No fundo, o mentor acaba por trazer recursos ilimitados e que facilita e impulsiona a vida dos seus cliente.

Sendo assim, optar por ter um "Life Mentor" é uma das decisões mais acertadas para pessoas que buscam destaque. O custo? É bem menor do que imagina e o resultado desse investimento é visível num curto espaço de tempo. Se deseja saber mais sobre o meu plano anual de mentoring, basta utilizar o formulário de contacto e agendar uma sessão grátis. Invista no seu futuro e no seu bem-estar e aproveite o melhor que a vida tem para lhe oferecer.

Lembre-se que: "O MENTOR É O CONFIDENTE, PARCEIRO E AMIGO DE QUEM BUSCA UMA VIDA EXTRAORDINÁRIA"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário