10/06/14

SEREMOS TODOS FORÇADOS A "SONHAR GRANDE"?

LUIS ALVES FRASES

SONHAR GRANDE
Hoje, ao consultar os meus e-mail's, deparei-me com um artigo que me despertou a curiosidade e que me fez de imediato iniciar uma reflexão sobre o tema "Sonhar Grande". Entre as pessoas com quem convivo, encontro muitas extremamente felizes e outras intensamente infelizes. Aliando as características de ambos os grupos ao Sonhar Grande, percebo que o grupo dos que estão de bem com a vida e equilibrados, são os que aspiram a voos menos altos. Ou seja, são os que vivem a vida segundo os seus padrões e se vão deliciando com os frutos do seu trabalho. O outro grupo curiosamente, tem aspirações gigantescas e monumentais. Milhões e Milhões, Carros e mais Carros, Mansões e mais Mansões, Férias 4 vezes ao ano em destinos Premium, Cartões de Plafond Iliminado e Empresas com mais de 100 funcionários. O mais curioso neste caso é que esse grupo vive em constante conflito consigo e com os outros, lida com a frustração diária e tudo isto apenas porque se recusa a ouvir a sua voz interna. Será que de facto precisamos de sonhar em ser um "Bill Gates" ou um "Donald Trump" para sermos verdadeiramente felizes?

A MINHA VIDA
No meu caso específico, a minha missão ou sonho é enorme pois pretendo ajudar o maior número de pessoas de língua Portuguesa a transformar as suas vidas. Por outro lado a parte estrutural da minha vida nunca vai deixar de ser da forma como já é neste momento (simples). Adoro uma vida pacata, calma, livre, onde consigo ter autonomia de horários, onde consigo estar o máximo de tempo possível com as pessoas que amo e ao mesmo tempo onde possa ter o conforto que preciso para ser feliz. Mas isso não implica a implementação de um negócio Multimilionário como muitos acreditam. Tal como partilhei com os leitores anteriormente sou um empreendedor "solitário", gosto de ter controlo de tudo aquilo que produzo e mesmo sabendo que isso tem um preço algo no quesito tempo, sei que não poderia ser de outra forma. Se preciso de fazer algo de maior dimensão, recorro a parceiros, evitando assim a necessidade de ter uma equipe para gerir. Com isso fomento o sonho de outras pessoas que tal como eu gostam de cuidar de cada detalhe do seu trabalho.

REFLEXÃO
Por outro lado, tenho consciência que ter uma equipe e crescer como estrutura no meu negócio, seria positivo para poder impactar ainda mais pessoas em menos tempo. Por outro lado, percebo que isso tornaria o meu trabalho mais impessoal e frio. Delegar tarefas que dizem respeito à minha própria vocação pessoal, seria transferir o meu sonho para outras pessoas e com isso criar um vazio dentro de mim. Uma das coisas que aprendi nos últimos anos é que não é necessário atingir o padrão que a sociedade nos leva a crer que é o melhor para nós. Com o passar do tempo, as pessoas estão a tornar-se mais insatisfeitas porque a fasquia está cada vez mais elevada. As pessoas avaliam pela aparência, pelos bens, pelos meios que frequentamos e pelo tipo de "Amizades" que temos. Cheguei à conclusão de que uma Mansão não me traz mais felicidade pessoal e conjugal, que um carro de alta cilindrada não me faz chegar ao meu destino mais rápido (uma vez que existem limites de velocidade a cumprir), que os meus Amigos não devem ser medidos pelo tamanho da sua conta bancária e finalmente que uma conta amplamente recheada pode trazer estabilidade, mas traz também várias preocupações.

CONCLUSÃO
Será que realmente todos precisamos de Sonhar Grande? Será que não estamos a entrar num ciclo de consumismo onde as empresas nos levam a crer que para sermos "X" ou "Y" devemos ter algo ou ser algo que difere da nossa essência? Eu não me importo de Sonhar grande nos meus objectivos profissionais mas Sonhar Pequeno no que diz respeito à minha vida pessoal. Desde que eu tenha o necessário para me sentir bem, poder dar conforto à minha família e poder sorrir todos os dias, certamente não irei seguir um padrão que não é o meu. Nem todos precisamos de casa própria, de carro novo, de roupas de marca e de telefones premium para conquistar os nossos sonhos. Afinal, andamos todos aqui com um mesmo objectivo: Cumprir a nossa missão e ser Felizes. Repense os seus Sonhos e faça uma reflexão sobre a validade dos mesmos. Será que busca o Seu Sonho ou o Sonho que os Outros lhe vendem?

Lembre-se que: "OS SEUS SONHOS NÃO PRECISAM SER GRANDES PARA QUE A SUA VIDA TENHA SENTIDO"

Forte Abraço,
LUIS ALVES 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário