17/06/14

MUDAR O MUNDO DEPENDE DE NÓS

LUIS ALVES FRASES

A UNIÃO
Em clima frenético de Copa do Mundo de Futebol, durante cerca de um mês são "esquecidos" os problemas, as crises nacionais, as questões estruturais, as preocupações, etc. É curiosa a união da população de forma generalizada no apoio às suas respectivas selecções nacionais. Não critico e não censuro (eu certamente apoio a minha própria selecção), mas acredito que nada melhor do que estes momentos para que possamos reflectir sobre o poder da união. Cada um de nós quer essencialmente o mesmo desta vida, ser feliz, ter sucesso e ter saúde. Nessas questões não existe classe social que nos separe. Todos desejam algo comum e, caso o mundo não nos ofereça essas condições, devemos como uma massa única transformar o mundo a cada dia. Se existem características ou desejos comuns entre a população, porque será que tal como numa Copa do Mundo, não nos unimos para manifestar uma nova realidade? 

A REALIDADE
A verdade é que no desporto, somos representados por atletas que possuem o que cada um de nós deseja para a sua própria vida. É curioso "idolatrarmos" essas pessoas, exigirmos delas determinada prestação atlética, cobrarmos vitórias, posturas solidárias e bom rendimento nas competições quando na nossa própria vida raramente temos posturas semelhantes. Como é possível cobrar aos políticos determinada postura se nós não damos o exemplo? Será que não é na mudança da atitude de cada um de nós que podemos transformar o mundo? Será que o "mundo melhor" não depende de um pequeno gesto de cada um?

AGIR É FUNDAMENTAL
Imagine que cada um de nós tem uma postura e age em função de um determinado objectivo comum... já pensou nos resultados práticos disso? Será que estarmos unidos como uma claque/torcida não seria a solução para a maioria dos problemas do mundo? Porque não agimos? Não espere a atitude dos outros para você próprio agir. Talvez com as suas acções seja possível inspirar outros e assim iniciar uma forte corrente de mudança. O Poder do homem é ilimitado, mas raramente ele faz uso do mesmo. É mais confortável atribuir responsabilidades aos políticos, às grandes empresas, a instituições sociais e descartar a nossa responsabilidade como individuais. Mas, tudo isso é ineficaz se nós próprios não dermos um passo em frente. Junte um grupo de amigos, junte um grupo de moradores, junte os habitantes do seu bairro, junte os habitantes da sua cidade, trabalhe pelo seu benefício e pelo benefício comum. Cada migalha que você der, fará parte de um todo. A sua participação para transformar o mundo é fulcral para o seu presente e para o seu futuro.

Lembre-se que: "PARA MUDAR O MUNDO CADA UM DE NÓS TEM A SUA RESPONSABILIDADE, É NA SOMA DAS MIGALHAS QUE SE COMPLETA O TODO".

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário