29/05/14

NO FUNDO DO POÇO

LUIS ALVES FRASES

NO FUNDO DO POÇO
Hoje irei falar sobre uma temática que surgiu em uma das minhas sessões de Life Performance semanais e que acredito que será de relevância para os leitores do Blog. A cliente em questão viu-se numa situação profissional que classificou como estar "no fundo do poço". Independentemente do enquadramento específico neste caso, cada um de nós tem ao longo da vida, situações em que sente vontade de desistir de tudo e de todos. A frustração e o desespero ofuscam a nossa visão e sentimos que chegamos a um caminho sem saída. Isto acontece principalmente pela incapacidade do ser humano ter o que se chama tradicionalmente de "sangue frio". Não significa porém que para termos uma visão mais ampliada da solução para um determinado problema, que devemos ser frios ou insensíveis. 

O EMOCIONAL
É inevitável que o emocional esteja envolvido em cada passo que damos. O que acontece é que deixamos que esse emocional se sobreponha ao racional e a todo o nosso património vivencial. Sabemos que por mais que uma situação possa parecer dramática e sem volta, existe sempre uma solução. Claro que no momento em que algo inesperado acontece, esquecemos rapidamente o passado e todas as barreiras que superamos. Deixamos que os pensamentos negativos nos invadam e ficamos temporariamente bloqueados e inactivos.

O CAMINHO
De uma forma ou de outra, todos nós somos teimosos, uns mais, outros menos. Tentamos por isso forçar uma saída mesmo quando uma parede se manifesta à nossa frente. Para os que têm visão ampliada, essa parede pode não ter tecto ou seja, pode ser apenas um obstáculo que interrompe a nossa estrada. Assim essa parede vira muro que pode ser transposto facilmente. Basta "escalar" esse muro e saltar para o outro lado. Mas muitos quando se deparam com esse mesmo muro, criam um tecto. Aí o muro volta a ser parede e a solução parece ser inexistente. O que esquecemos com frequência é que a mesma estrada que nos levou a esse beco sem saída, teve em algum momento, várias bifurcações que formos escolhendo e que inevitavelmente nos trouxe até esta situação crítica. Então, em vez de forçar algo impossível, lembre-se que retroceder por vezes é andar para a frente. Volte no seu caminho, faça novas escolhas e experimente um rumo diferente. 

A SOLUÇÃO
Desde que tenha em mente o local onde pretende chegar, o caminho que o levará torna-se algo secundário. O que é importante é reconhecer que qualquer situação por mais "negra" que possa parecer, tem sempre uma saída. Afinal se você chegou nela, teve que "entrar" por algum lado. Por tudo isto é de suma importância lembrar que a entrada por vezes é a melhor saída. Tente ver a vida tal como ela é, simples, bela e equilibrada. Se algo surge que não se enquadra nas suas metas, deverá repensar as suas estratégias. Tudo o que se manifesta à nossa frente é consequência directa das nossas escolhas e pensamentos, então cabe a cada um de nós descobrir a saída para o labirinto que nós mesmos criamos.

Lembre-se : "SEMPRE QUE SE SENTIR NO FUNDO DO POÇO LEMBRE-SE QUE A ENTRADA TAMBÉM PODE SER UMA SAÍDA"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário